Português Italian English Spanish

Berçário ao Fundamental I

 contato@espacodosaber.net   (31) 2512-9644
Menu

Dia do Índio

dia do índio, índio, data comemorativa

 

É uma prática em nossa escola aproveitarmos datas comemorativas para abstrair destas, conhecimentos diversificados que envolvam os conteúdos trabalhados tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais do ensino fundamental.

O Dia do índio é comemorado anualmente no dia 19 de abril, e este dia foi escolhido, porque no ano de 1940 (19/04/1940), foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.

Sabemos que não adianta somente lembrar dos índios apenas um dia. Eles fazem parte da nossa história e seus costumes, conhecimentos e hábitos também influenciaram e influenciam nossos costumes até os dias de hoje.

Temos como meta que nossos alunos conheçam e valorizem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crença, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

A educação, no geral, é um campo fértil para explorar tais princípios, através da ludicidade, do faz-de-conta e aproveitando temas geradores comuns à nossa cultura como as comemorações escolares do Dia do Índio, que instigam a curiosidade das crianças, a autonomia, a responsabilidade, a solidariedade e o respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

No dia 19 de abril, comemoramos o DIA DO ÍNDIO em grande estilo! Nossos alunos tiveram a oportunidade de:

  • Conhecer e valorizar a cultura indígena (hábitos, costumes e artes);
  • Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
  • Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural;
  • Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à natureza, próprios da cultura indígena, estimulando a preservação do meio ambiente;
  • Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade.
  • Aprender sobre a alimentação indígena (no nosso piquenique indígena)

Muitas descobertas e conhecimentos foram adquiridos nesta semana. Cada conteúdo apresentado e explorado de forma adequada às diferentes faixas etárias e turmas, do berçário ao segundo ano, contando sempre com muitas brincadeiras e diversão!

Confira em nossa GALERIA as fotos do DIA DO ÍNDIO das crianças ESPAÇO DO SABER!

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário