Português Italian English Spanish

Berçário ao Fundamental I

 contato@espacodosaber.net   (31) 2512-9644
Menu

Dia do Livro: Atividades e publicações de nossos alunos!

dia do livro, literatura,

 

Uma criança que lê durante a infância, torna-se um adulto leitor e terá uma compreensão maior de si, do mundo e de sua realidade. A leitura tem o poder de abrir a imaginação, criar ideias, transformar espaços, desenvolver o potencial criativo e ampliar o vocabulário do pequeno leitor. A literatura infantil é a porta de entrada para um universo lúdico e cheio de possibilidades. No Brasil, o responsável por despertar o interesse pela literatura de muitas crianças, e até mesmo adultos, foi o escritor Monteiro Lobato. Para homenagear o colosso da literatura infantil brasileira, no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, pois esta é a data do nascimento de Monteiro Lobato.

A Escola Infantil Espaço do Saber, vem contribuindo para formar estudantes leitores e escritores! Possuímos um belo Projeto de Leitura focado na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que envolve desde grandes nomes da literatura nacional até os clássicos da literatura infantil mundial. Esta semana foi voltada exclusivamente para homenagear grandes nomes da literatura infantil nacional.

Sabemos que quando uma criança vem de uma família de leitores e, quando tem a oportunidade de ter um professor que valoriza a literatura, ela se encanta pois, passa a entender que o livro é capaz de levá-la a imaginar. Dizemos na escola que a porta de entrada para formar um leitor, é você dar à criança a oportunidade de começar a construir essa relação de afetividade e curiosidade pelo livro. Esse é o caminho!

Todas as turmas tiveram a oportunidade de construir um livro juntamente com sua professora. Vejamos quais foram os livros inspiradores da nossa semana do livro:

 

BERÇÁRIO & MATERNAL I: Os três porquinhos com adaptação de Patrícia Amorim. O objetivo foi de estimular a criatividade, a sensibilidade, a curiosidade e a imaginação, trabalhando conceitos sensoriais e estimulando a linguagem oral e a socialização.

MATERNAL II: A Cesta da Dona Maricota de Avelino Guedes.  Em deliciosos versos, os próprios alimentos contam as vantagens nutritivas de se comer verduras, frutas e legumes. As próprias frutas falam, de maneira encantadora, e incentivam a comer os alimentos. Nesta idade este é um trabalho muito importante, pois as crianças começam a demonstrar a preferência alimentar.

MATERNAL III: Releitura da Coleção Cinco Sentidos de Ruth Rocha e Anna Flora. O grupo do maternal 3 tem vivenciado o mundo das sensações e aproveitou o dia do livro infantil para, de maneira lúdica, abordar os sentidos da audição, visão, olfato, tato e paladar.

1º PERÍODO: Reconto do livro História de Jacaré de Clara Rosa Cruz Gomes. Finalizamos o projeto iniciado com a turma sobre o mascote da sala JACARÉ YUDI. De forma divertida esta história mostra a importância da preservação ambiental pelo ponto de vista de um JACARÉ.

2º PERÍODO: Livro construído com a turma sobre o verdadeiro sentido da AMIZADE, dentro do Projeto Institucional 2017 – AMIZADE: Amigos pra valer! Sabemos que a amizade é um dos valores mais importantes no desenvolvimento da educação da criança. Trata-se do afeto pessoal, puro e desinteressado, compartilhado com outra pessoa, que nasce e se fortalece diante dos relacionamentos entre os seres humanos. E aqui eles têm um montão de amigos!

1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Bom dia todas as cores de Ruth Rocha. Livro escolhido por unanimidade na turma! Abordamos brincadeiras relacionadas às cores, aprimoramento de habilidades de oralidade, leitura e interpretação e escrita do texto, identificação das cores primárias e secundárias.

2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O sanduíche da Maricota de Avelino Guedes. O foco foi trabalhar de forma interdisciplinar as áreas do conhecimento, desenvolvendo a curiosidade e a criatividade, a expressão oral e argumentativa, desenvolvimento da coordenação motora fina e despertar o gosto pela leitura possibilitando o aprimoramento da expressão gestual e corporal.

 

Veja as fotos dos livros produzidos por nossas crianças em nossa galeria!

Clique aqui!

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário