Português Italian English Spanish

Berçário ao Fundamental I

 contato@espacodosaber.net   (31) 2512-9644
Menu

Confiram o artigo do professor Bruno sobre musicalização infantil ! também disponível para download na biblioteca.

musicalização, canal 100, cultura, folclore, música, aula especializada

Título:
 

Musicalização Infantil e a Sociedade:

 

A cultura é um direito de todo cidadão, direito esse que deve ser acessível desde os primeiros meses de vida de nossas crianças.

Essa percepção da sociedade não é moderna e nem é uma ideia particular. Se voltarmos à gloriosa Grécia Antiga, um dos filósofos mais respeitados de toda história da humanidade já havia percebido claramente a importância e a necessidade da arte em nossa vida. Platão acreditava que educar não significava apenas domesticar um grupo e transmitir conhecimentos a ele, mas antes de tudo instruir-se, cultivar-se, ou ainda desenvolver plenamente suas capacidades.

Nessa vertente, temos a MUSICALIZAÇÃO como ferramenta ou mesmo um “remédio” para transmitir a cultura de uma maneira clara e real à nossa sociedade, e nada melhor do que começar esse processo logo na infância. Para Lilia Rosa (Escritora, Professora Doutora em Música, Educadora Musical, Regente Coral, Pesquisadora e Coordenadora de Cursos e Oficinas em Música e Educação Musical), a “Musicalização é um processo da educação musical que tem como princípio o despertar das potencialidades musicais do ser humano, respeitando o desenvolvimento integral de suas faculdades”.

Uma das potencialidades musicais a ser desenvolvidas é a percepção. Para Nilsa Zimmermann (Escritora, Musicista especialista em Iniciação Musical, Pedagoga especialista em Orientação Educacional, Supervisão de Ensino e Administração Escolar) “o ser humano toma conhecimento do mundo pela percepção. Através da percepção a criança aprende o mundo externo, criando para si um mundo interior, essencialmente individual. O comportamento do ser humano é determinado por este mundo interior, individual. A percepção de si mesmo em relação aos outros e de seu meio é que lhe traz as condições necessárias para autodeterminar-se. A música é indispensável neste processo”.

Retomando as palavras iniciais desse artigo: A cultura é um direito de todo cidadão! Já que através do acesso à cultura conseguimos desenvolver pessoas com maior senso crítico e uma visão mais ampla e clara de nossa sociedade, então nada melhor do que fornecer cultura às nossas crianças desde os primeiros meses de suas vidas.

Texto elaborado por: Bruno Lamêgo Avendanha

Professor de Musicalização Infantil e responsável pelas musicalização no Espaço do Saber

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário