Português Italian English Spanish

Berçário ao Fundamental I

 contato@espacodosaber.net   (31) 2512-9644
Menu

Dia Mundial da Infância! Vamos celebrar com elas?

dia mundial da infância, infância

 
 

 

Com os avanços da modernidade, atualmente as brincadeiras e os brinquedos infantis estão cada vez mais voltados à tecnologia e as crianças manuseiam com propriedade seus brinquedos modernos, como ninguém. 

Sabemos da necessidade da aprendizagem do uso de tais aparelhos tecnológicos, porém, gostariamos de salientar sobre a importância das brincadeiras em que a criança utilize o seu corpo. Os brinquedos tecnológicos, apesar de trabalhar a concentração e a dissociação de dedos, contudo, deixam a criança sem movimentar-se por muito tempo, por isso, é indicado que esses brinquedos não sejam utilizados por um longo período. 

Era durante as brincadeiras antigas que as crianças desenvolviam a apropriação corporal de uma forma saudável e divertida, só que não sabíamos que tais brincadeiras poderiam conter uma série de habilidades motoras fundamentais para o seu desenvolvimento motor. Quantas brincadeiras de criança foram deixadas de lado por causa da falta de um quintal em casa ou da violência cotidiana… 

Gostariamos de citar um exemplo de brincadeira antiga, a famosa Amarelinha. Ao brincar, a criança está trabalhando a concentração, o equilíbrio, a noção espacial, o controle corporal e a dissociação de pés. Observem quantas áreas a criança desempenha brincando! Por isso é essencial que a movimentação esteja presente na infância. Por isso, família, faça um levantamento das brincadeiras da sua época e promova ensinando e brincando com a criança! Além de resgatar as suas brincadeiras, relembrando momentos agradáveis, vocês irão se divertir muito e os pequenos não serão os únicos a ganhar com essa mudança na rotina. Os pais também são recompensados. A integração com os filhos, o toque, a aproximação física com as crianças, tudo isso fortalece a relação.  

Texto elaborado por: Vanessa Rodrigues 

Coordenação Pedagógica 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário