Português Italian English Spanish

Berçário ao Fundamental I

 contato@espacodosaber.net   (31) 2512-9644
Menu

Volta as aulas: um novo período de adaptação!

volta as aulas, adaptação

Volta as aulas e um novo período de adaptação

 
 

 

A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas. Onde as relações, regras e limites são diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. Depende também da forma como é acolhida.

Historicamente temos na Escola Infantil Espaço do Saber, especificamente na Educação Infantil, um determinado período no início do ano letivo planejado com horário flexível e atividades diferenciadas, para que os alunos se adaptem à escola.


Sabemos que no período de adaptação algumas crianças choram ou ficam retraídas na escola e que algumas famílias sentem-se inseguras quanto ao acolhimento que será dado aos seus filhos por parte dos profissionais que atuam no espaço escolar. Assim, faz-se necessário que a escola compreenda estes sentimentos e que tenha alguns cuidados para que todos (alunos e famílias) sintam-se acolhidos em suas angústias e necessidades. 

 
 

 

Considerar a adaptação sob o aspecto de acolher, aconchegar, procurar oferecer bem estar, conforto físico e emocional, amparar, amplia significativamente o papel e a responsabilidade da instituição de educação neste processo. A qualidade do acolhimento em nossa escola garante a qualidade da adaptação; portanto trata-se de uma decisão institucional, pois há uma inter relação entre os movimentos da criança e da instituição fazendo parte do mesmo processo. Para a efetivação de uma adaptação compromissada com o acolhimento destacamos alguns aspectos que são levados a sério em nossa instituição:

  • Planejamento do período de adaptação;
  • Envolvimento de todos os funcionários da escola;
  • Participação das famílias;
  • Atendimento às diversidades e
  • Lidando com os sentimentos.

O choro é uma expressão humana e na infância ele costuma ser mais constante, pois os sentimentos muitas vezes não conseguem ser explicitados com a linguagem oral. No período de adaptação, temos um olhar atento para o choro ou quaisquer manifestações de angústia, pensando sempre em intervenções diferenciadas para cada “tipo” de choro e para cada criança que chora, usamos estratégias diferenciadas até que o choro cesse. Além de oferecer diferentes propostas de atividades, o professor também envolve o aluno, aconchegando-o, solicitando seu auxílio na organização de materiais, ou para ajudar os colegas...  Outras estratégias podem ser a mudança de espaço por um momento, a intervenção de outros adultos ou deixar que a criança leve para a escola algum objeto de apego. A colaboração da família é essencial, compartilhando com a escola os costumes da criança a fim de que os educadores possam pensar em procedimentos para que a criança pare de chorar. A parceria com a família é sempre vencedora!!!

 

Assim, o acolhimento é um princípio a ser considerado em várias situações: nos atrasos na chegada e saída dos alunos, no retorno depois de um tempo afastado por viagem ou doença, um incidente ou acidente durante o período letivo, enfim em todo e qualquer momento podemos viver situações que necessitem de acolhimento e todos nós, aqui da Escola Infantil Espaço do Saber, estamos preparados para realizá-lo da melhor forma, resgatando a humanização das relações na educação.

 

Sejam todos muito bem vindos a família Espaço do Saber