Português Italian English Spanish

Berçário ao Fundamental I

 contato@espacodosaber.net   (31) 2512-9644
Menu

Nossas Crianças

BERÇÁRIO:

Esta fase é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão, ou seja, todas estas atitudes constituem ponte para que o bebê ao observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca. Deste modo, atividades criativas são importantes canais de possibilidades de aprendizagem.

Nossos Objetivos:
» Transmitir ambiente acolhedor e seguro;
» Trabalhar capacidades expressivas;
» Desenvolver formas alternativas de consciência corporal;
» Desenvolver formas alternativas de locomoção;
» Relação de independência com o ambiente vivido;
» Explorar e utilizar movimentos de apreensão, encaixe, lançamento, etc;
» Expressar sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
» Desenvolver a audição, percepção e descriminação das diversas manifestações sonoras


Conteúdos:
» Cuidados básicos de higiene e saúde;
» Participação em brincadeiras de “esconder e achar e em brincadeiras de imitação”
» Estimulação verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de brinquedos, etc;
» Estimulação na hora do banho com conversas, cantos, nomear partes do corpo, etc;
» Estimular e incentivar a criança na buscar de objetos com mãos, arrastando-se ou engatinhando até que consiga andar;
» Estimulação tátil, através de carícias e afago;
» Estimulação visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias com sons e coloridos;
» Incentivo e estimulação com brinquedos de encaixe;
» Interesse e incentivo em alimentos e comer sem ajuda (segurar a mamadeira ou copinho comas mãos);
» Trocas de roupas e fraldas sempre que necessário;
» Músicas com gestuais e cantigas de roda;
» Incentivo à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;
» Realizações de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia gradualmente;
» Expressão e manifestação de desconforto ante a presença de urina e fezes;
» Estimular a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem (atividade com espelho);

Em nossa escola o planejamento pedagógico é preparado cuidadosamente para que nossos bebês sejam muito estimulados e se desenvolvam de acordo com sua maturidade. Leituras deleite, projeto, brincadeiras e muita estimulação sensorial fazem parte da nossa rotina.

MATERNAL 1

As crianças de um ano de idade se comunicam por meio de gestos, toques, emoções, movimentos e expressões corporais e aprendem muito na interação com adultos e outras crianças. Exploram o próprio corpo, imitam e criam suas próprias reações: batem palmas, sorriem, rolam, etc. Elas começam a produzir palavras com a intenção de representar algum significado, buscando no  repertório que foi se constituindo nos diálogos com os pais.

Elas aprendem a andar e exploram todos os ambientes sem objetivo específico. Desenvolvem a atenção e conseguem manusear com segurança muitos objetos e, inclusive, tentam alimentar-se sozinhas, segurando os talheres e copos.

Aqui, no Espaço do Saber, as crianças participam de atividades lúdicas que visam promover o seu desenvolvimento motor e cognitivo. Muita música, histórias, jogos e exploração do ambiente escolar com brincadeiras de movimento fazem parte da rotina do Maternal 1.
 

 

MATERNAL 2

Aos dois anos a criança apresenta a parte motora ampla bem desenvolvida, anda com firmeza, percebe melhor as sensações e as partes do seu corpo o que faz com que se desloque pelos ambientes com mais segurança e equilíbrio. Experimentar situações rítmicas, brincar com bonecos articuláveis e desmontáveis, relaxar espontaneamente, experimentar situações de equilíbrio, subir e descer escadas, rolar, virar cambalhota, tentar aparar e arremessar uma bola são atividades que favorecem o desenvolvimento da criança dessa faixa etária. 

A criança articula algumas palavras aleatoriamente e começam a construir pequenas falas com sentido, mas que não constituem ainda uma frase. Por isso, é muito importante que a criança participe de interações com outras crianças e também com adultos e que  esteja exposta a situações de comunicação.

Em nossa escola, o planejamento pedagógico é preparado cuidadosamente para que as crianças possam aprender brincando. Atividades na biblioteca, participação em projetos diversos, jogos de linguagem e matemáticos, brincadeiras que envolvem movimento e muita alegria fazem parte da rotina do Maternal 2.

 

MATERNAL 3 

As crianças aos 3 anos de idade já se percebem como indivíduos com desejos diferentes dos adultos que são referência em sua vida. Nesta etapa do desenvolvimento infantil é necessário que o educador elabore, juntamente com as crianças, os combinados do grupo  e abra espaço para o diálogo na resolução de conflitos. Em nossa rotina, as crianças participam de rodas de conversa nas quais são estimuladas a argumentar, trazer novidades e propor soluções para os conflitos da turma.

O vocabulário aumenta sensivelmente e buscamos oferecer atividades que levem a criança a ampliar o seu repertório de palavras. Muitas estórias são contadas e recontadas, além de poemas, músicas e outros suportes textuais. As noções matemáticas encontram espaço nos jogos com regras simples, brincadeiras para classificar e seriar  objetos diversos. A nossa equipe conta com uma rotina especialmente elaborada para que as crianças possam ampliar os seus conhecimentos e se desenvolver integralmente.

 

1º PERÍODO 

Aos 4 anos de idade a linguagem apresenta-se mais desenvolvida e objetiva e as experiências manipulativas colaboram para a interpretação dos fatos pela criança. 

Aqui, no Espaço do Saber, apresentamos  às crianças desafios de resposta imediata que levem ao exercício do raciocínio e ampliação da linguagem e possibilitem a observação e exploração do ambiente, proporcionando uma melhor compreensão da realidade.

São muitas as atividades que integram os projetos de sala. As crianças são estimuladas a pesquisar , observar  e organizar as informações obtidas. Ou seja, elas aprendem fazendo.

 

2º PERÍODO 

Aos cinco anos de idade a criança mostra-se bastante independente para cuidar de si mesmo e dos seus pertences.  Apresenta vocabulário diversificado e frases bem estruturadas. É capaz de ouvir e recontar uma história com organização lógica e também de resolver pequenos desafios matemáticos envolvendo noções de soma e subtração.

Na rotina do Espaço do Saber os materiais pedagógicos ficam à disposição das crianças para que possam manipulá-los e solucionar os desafios. São realizadas oficinas de jogos e de linguagem e momentos de integração com outras turmas. Além disso, atividades que envolvem a grafia dos números e letras tais como  registro de jogos, lista de palavras (escrita espontânea) e oficina de culinária integram o planejamento do 2º período.

 

 

 

PRIMEIRO ANO

A criança de 6 anos tem capacidade e habilidades diversas. Consegue distinguir grupos e tipos de coisas e separa objetos conforme sua categoria: doces, salgados, frutas, legumes, pães. Sabe os dias da semana, distingue a mão direita e esquerda, o dia e a noite, as estações do ano, reconhece os números e as letras do alfabeto.
Nessa fase começa realmente o aprendizado da leitura, que é um grande passo no desenvolvimento intelectual da criança. Em pouco tempo, eles escrevem o nome completo e logo começam a usar a escrita para se expressar. Também aprendem a diferença entre uma palavra, uma frase e um parágrafo. Começam a usar apropriadamente as letras minúsculas e maiúsculas e aprendem como escrever em uma página, da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Os desenhos não são mais simples rabiscos, e sim quadrados, círculos, casas, carros e outros objetos bem definidos.
A criança de 6 anos domina totalmente o sistema fonético. Não encontra dificuldade em reproduzir sons e fonemas complexos como “tra-lha”, por exemplo.
Quando atinge essa idade, as crianças apresentam uma boa noção da realidade. Já sabem distinguir estórias reais e de faz-de-conta. Socialmente sabem como se comportar nas mais diversas situações, obedecem regras e cooperam com os pais e professores.

Nossa missão com a turma do 1º ano é oportunizar aos alunos acesso ao mundo letrado, construindo gradativamente o processo de alfabetização e letramento, com uma ação pedagógica voltada para situações concretas significativas à realidade dos alunos, de forma prazerosa e lúdica.

 

SEGUNDO ANO

Agora a criança já é capaz de ler e escrever. A vida escolar começa a ser mais intensa.

A criança de 7 anos já possui mais consciência de si, mesmo quando ela parece viver em outro mundo, muitas vezes ela aparenta não estar ouvindo o que lhe é dirigido, isto ocorre porque ela começa a ser mais acanhada do que antes.
O mais interessante é que já com 7 anos a criança já desenvolve o sentido ético, ou seja, já consegue distinguir entre o bem e o mal, mas não somente em casos que envolvem ela, mas também em situações com outras pessoas. Quando ela vai realizar algo, a mesma pensa muito antes de agir, mas isso se deve a cautela e não pelo medo de suas ações, inclusive nesta idade, a criança já consegue controlar o choro quando é advertida sobre algo.

Nesta idade a criança é muito sentimental com elogios e críticas. Possui ambição em agradar as pessoas, gosta de ser enaltecida, principalmente por seus professores, e tem muita consideração com o próximo. E já começam a entender o valor do dinheiro, em alguns casos elas até começam até a economizar! Esta é uma idade onde é fundamental que a família e a escola tenham uma boa relação para poder compreender e conhecer os comportamentos da criança na escola e assim poder prosseguir aperfeiçoando a sua educação e valores.

Nossa missão com o 2º ano é desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades linguísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento. Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. 

 Tem alguma dúvida? Então entre em contato com a gente
Responderemos o mais breve possível. Agradecemos o seu contato.