Português Italian English Spanish

Berçário ao Fundamental I

 contato@espacodosaber.net   (31) 2512-9644
Menu

Conheça um pouco mais sobre a prática do judô infantil!

OS BENEFÍCIOS DO JUDÔ NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

São muitos os benefícios do judô nas classes de educação infantil, aqui na Escola Infantil Espaço do Saber, trabalhamos por meio de atividade extracurricular sempre às segundas-feiras no período da manhã.

Para a sociedade, os esportes de combate na educação infantil não exploram o lúdico e sim influenciam a violência, mas, para os educadores e estudiosos nessa área, esses esportes auxiliam na formação cognitiva, afetiva e motora das crianças, além de promoverem a interação entre elas.

Aqui o principal conceito abordado é o próprio significado da palavra Judô, o qual em japonês, JU significa caminho e DÔ significa suave (caminho suave). Assim, formulamos um conceito de esporte saudável, sem incitação à violência e que, no entanto pode ser praticado não apenas por nossas crianças, mas por qualquer outra faixa etária.

Acreditamos que o mais importante em nossa classe de Judô é promover o bem comum pela transformação do indivíduo ao meio em que ele está inserido, e que se pode adquirir qualidades mais favoráveis à vida do homem, sob três aspectos:

1) Condicionamento Físico: Obtido pela prática do esporte que exige esforço físico de forma ordenada e metódica para proporcionar um corpo forte e saudável, prevenindo de doenças e condicionando-o a reagir reflexivamente para evitar acidentes;

2) Espírito de Luta: O indivíduo se torna mentalmente, condicionado a proteger seu próprio corpo em circunstâncias difíceis, defendendo-se quando ameaçado. Adquire autoconfiança e autocontrole; portanto o Judô é uma arte para sua autodefesa e

3) Atitude Moral Autêntica: Induz a Humildade, através do rigor do treinamento, que proporciona a perseverança, tolerância, cooperação, generosidade, respeito, coragem, compostura e cortesia.

Quando falhas do conhecimento social e de moralidade constituem-se em problemas, um método de ensinar a cortesia entre as pessoas e melhorar a atitude social, torna-se importante e, por isso, o Judô desempenha um papel relevante nesse contexto, como instrumento de formar e lapidar os verdadeiros caracteres morais do ser humano.

Assim, visa o continuo aprimoramento, como judoca, para a perfeição:

  1. Disciplina;
  2. Respeito;
  3. Educação;
  4. Condicionamento Físico;
  5. Técnica e
  6. Humildade.

A prática bem orientada do Judô proporciona calma, paz de espírito, dignidade, compaixão e amor ao próximo. Condições essenciais para uma vida próspera e coberta de satisfação. (GODIM, 2007, p. 15).

 

TRAGA SUA CRIANÇA PARA UMA AULA EXPERIMENTAL, AQUI NA ESCOLA!!!!!!

OS BENEFÍCIOS SÃO MUITOS...

 

 

Por: André Pampolini (Podium Esportes, Cultura e Eventos)                                

Edição: Vanessa Rodrigues (Coordenação Pedagógica)